quinta-feira, 23 de abril de 2009

TEMA: O MUNDO ÁRABE

Texto 1
Alunos(as) responsáveis pelo resumo:
Luiz Scheffer, Maria Antônia Campos, David Policiano, Leandro Abib, Matheus Ferreira, Guilherme Cavalieri, Débora Emília.

O Império Árabe teve sua formação a partir da origem do islamismo, religião fundada pelo profeta Maomé. Antes disso, a Arábia era composta por povos semitas que, até o século VII, viviam em diferentes tribos. Apesar de falarem a mesma língua, estes povos possuíam diferentes estilos de vida e de crenças.
Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam seu alimento (leite e carne) e vestimentas (feitas com o pêlo). Com suas caravanas, praticavam o comércio de vários produtos pelas cidades da região. Já as tribos coraixitas, habitavam a região litorânea e viviam do comércio fixo.
Maomé, personagem célebre do islamismo, principal religião do Mundo Árabe, apesar de ser de origem coraixita viveu muito tempo entre os beduínos, conhecendo de perto a pobreza. Ficou órfão aos 6 anos de idade e foi criado por um tio. Casou-se com uma viúva rica e então viajou por todo o Oriente com sua caravana o que o permitiu conhecer o judaísmo e o cristianismo, religiões monoteístas que o inspiraram a fundar o Islamismo.
Dizendo ser o representante de Alá na Terra, o Deus do universo, Maomé estruturou as regras de uma nova religião monoteísta – o Islamismo. Dentre suas pregações, proibia cultos politeístas e pregava a igualdade entre as pessoas. O que resultou na realização de saques as tribos vizinhas e às caravanas que passavam pelo deserto. Para justificar os ataques, afirmava que a luta contra os infiéis tratava-se de uma “guerra santa”. Aqueles que morressem em prol da fé mulçumana seriam considerados mártir e conseguiriam como recompensa a salvação eterna no paraíso. Essa valorização da morte por meio da “guerra santa” resultou em um grande número de pessoa dispostas a lutar em nome de Alá. Já a garantia de obter bens através dos saques contribuiu para a disseminação rápida desta religião entra as tribos pobres
O Islamismo foi fundamental para a unificação do povo árabe. Porém, foi após a morte do profeta Maomé, em 632, que a Arábia foi unificada. A partir desta união, impulsionada pela doutrina religiosa islamita, foi iniciada a expansão do Império Árabe. Os seguidores do alcorão, livro sagrado, acreditavam que deveriam converter todos ao islamismo através da “Guerra Santa”. Firmes nesta crença, eles expandiram sua religião ao Iêmen, Pérsia, Síria, Omã, Egito e Palestina. Em 711, dominaram grande parte da península ibérica, espalhando sua cultura pela região da Espanha e Portugal.
Em 732, foram vencidos pelos francos, que barraram a expansão deste povo pelo norte da Europa. Aos poucos, novas dinastias foram surgindo e o império foi perdendo grande parte de seu poder e força.
Os árabes influenciaram o mundo com sua cultura, passando conhecimentos tais como aritmética, arquitetura, medicina, agricultura, astronomia, filosofia e literatura.


Texto 2
Alunos(as) responsáveis pelo resumo:
Melissa de Paula Barros, Fabrícia Barbosa Mariano, Laura de Moraes Rego, Víctor Sixel Silva, Eduardo Lisboa Mazzei, Daniel Belinni, Felipe Lovisi, Hanael Pizziollo.


Origem dos povos Árabes
Os árabes são povos que habitam, atualmente e principalmente, o Oriente Médio e o norte da África. O significado da palavra “árabe” é “claro”.
De acordo com os judeus, Abraão foi escolhido para ser pai de um grande povo (o povo Hebreu, ou Judeu). Abraão, que era um homem idoso, não tinha filhos e era casado com Sara, que era uma mulher impossibilitada de ter filhos.
Mas ele teve um filho com sua escrava chamada Agar. Esse filho recebeu o nome de Ismael. Mais tarde, Sara engravidou (o que consideram um milagre de Deus) e o filho se chamou Isaac. Sendo filho legítimo de Abraão, Isaac passou a ser o mais querido pelo pai.
Com inveja Ismael teria feito um plano para matar o irmão. Abraão descobrindo isso expulsou Ismael e Agar de sua casa, os deixando no deserto, que acabou dando origem aos árabes.

Religião
A principal religião árabe é o Islã, mais conhecida como Muçulmana, que crê em Alá, um deus único que criou todas as coisas do universo. E ele teve um profeta, chamado Maomé (ou Muhammad, na língua árabe) que foi o criador do Islamismo.

Quem foi Maomé?
Foi o profeta de Alá. Nasceu em uma tribo coraixita, em 570 a. C. Não se sabe muito sobre sua infância, só se sabe que virou órfão aos seis anos de idade, indo morar com o tio numa tribo beduína.
Já adulto se casou com uma viúva rica, chamada Cadja. Por não passar mais dificuldades econômicas, passou a viajar, conhecendo de perto o judaísmo, uma religião monoteísta.
Aos quarenta anos, teve uma visão do anjo Gabriel, que havia lhe dito para anunciar a existência de Alá ao mundo, então começou a pregar uma nova religião chamada Islã. Para pregar melhor essa religião, Maomé se mudou para Meca, cidade muito importante para a religião e econômica da Arábia.
Por negar o politeísmo, que alimentava o comercio de Meca, foi perseguido e expulso por comerciantes locais. Indo para Yatreb, que passou a se chamar Medina.
Nessa época, os beduínos tornaram-se base do poder islâmico, iam guerrear e até mesmo furtar as caravanas que passavam pela península arábica, para ajudar o seu povo e o seu líder.
Depois de varias tentativas, Maomé conseguiu invadir Meca e tomar o poder tanto político como religioso, fazendo acontecer a unificação religiosa e política da Arábia. Fazendo todos os árabes acreditarem em apenas um deus, Alá.

A divisão do Islamismo

Após a morte de Maomé, o islamismo começou a se dividir em seitas religiosas divergentes. Dessas as mais importantes foram sunitas e a xiita. As xiitas foram às pessoas que acreditavam que o chefe político-religioso devia ser um descendente de Maomé e que a única fonte de ensinamento religioso deveria ser o Alcorão. Já o grupo dos sunitas defendia que o chefe político-religioso, deveria ser eleito pelos fiéis e que também a doutrina islâmica, apresentada pelo alcorão poderia ser complementada pelo Sunna.

Formação do Império Árabe
Foi após a morte do profeta, em 632, que a Arábia foi unificada. A partir desta união, impulsionada pela doutrina religiosa islamita, foi iniciada a expansão do Império Árabe. Os seguidores do alcorão, livro sagrado, acreditavam que deveriam converter todos ao islamismo através da Guerra Santa. Firmes nesta crença, eles expandiram sua religião ao Iêmen, Pérsia, Síria, Omã, Egito e Palestina. Em 711, dominaram grande parte da península ibérica, espalhando sua cultura pela região da Espanha e Portugal.

Fim do Império
A partir do século IX, o Império Árabe passou por um momento de desintegração, com a origem de vários califados. Isso aconteceu por causa da disputa interna de poder, das grandes pressões feitas pelos cristãos e dos ataques turcos. Até que no final da Idade Média, o grande Império Árabe foi destruído pelos turcos e cristãos.